A ABHH, representada pelo Diretor Renato Tavares, participou esta semana da 2ª Reunião Técnica Extraordinária da Cosaúde, promovida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O Dr Glaciano Ribeiro, também Diretor da ABHH, e a hematologista Katia Pagnano também participaram como especialistas, representando a ABHH. Em pauta, esteve a análise das contribuições da sociedade na Consulta Pública nº 163 e na Audiência Pública nº 61 sobre a incorporação do momelotinibe, indicado para o tratamento de mielofibrose, no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Embora os ensaios clínicos tenham demonstrado benefícios nos desfechos transfusionais, com maiores taxas de independência transfusional e redução da necessidade de transfusões, a tecnologia havia recebido recomendação preliminar desfavorável antes da consulta pública, em razão de incertezas quanto ao subgrupo de pacientes que se beneficiaria efetivamente e ao impacto econômico da incorporação.
Entretanto, durante a reunião técnica, os especialistas esclareceram dúvidas relevantes, destacando os benefícios e a necessidade não atendida, especialmente no que se refere à redução de transfusões. Com isso, foi revertido o parecer técnico para favorável. É sabido que em pacientes previamente tratados com inibidores de JAK, houve também sinal de melhora dos sintomas, representando um possível avanço significativo para milhares de pacientes.


.png)
