ABHH destaca importância do papel do médico generalista na detecção precoce de doenças hematológicas durante congresso da Associação Médica Brasileira

ABHH destaca importância da medicina generalista na detecção precoce de doenças hematológicas

A ABHH participou na última semana do 3º Congresso de Medicina Geral, promovido pela Associação Médica Brasileira (AMB), reforçando seu compromisso com a formação médica integral e a qualificação do atendimento no Sistema de Saúde. Durante o evento, hematologistas participantes destacaram a importância do olhar atento do clínico geral diante de sintomas inespecíficos que podem indicar doenças hematológicas, como alterações no hemograma, sangramentos e anemias.
 

“Anemia, por exemplo, é muitas vezes confundida como um diagnóstico final, quando na verdade pode ser um sinal de diversas patologias, inclusive malignas”, pontuou o presidente da ABHH, Dr. Angelo Maiolino. O encaminhamento precoce e adequado ao hematologista, segundo ele, pode ser decisivo para o prognóstico do paciente.


A diretora da ABHH, Dra. Violete Laforga, enfatizou ainda o papel essencial da medicina transfusional, uma área que permeia todas as especialidades. “Desde o cirurgião ao clínico geral, todos em algum momento terão contato com transfusões. Por isso, é fundamental que o médico generalista tenha conhecimento para garantir a segurança no uso do sangue”, afirmou.


Outro ponto de destaque foi a participação da ABHH em discussões sobre equidade de gênero na medicina. O Movimento Mulheres na Hematologia, liderado pela ABHH e que ganhará uma série de ações até o HEMO 2025, em outubro, foi inspirado no fórum da Comissão Nacional Pró-Equidade de Gênero (Conadem) da AMB, e tem como missão fortalecer a presença e a liderança feminina na especialidade.


A presença da ABHH no Congresso reforça a importância do diálogo entre especialidades e o papel estratégico do médico generalista na linha de cuidado, especialmente em um cenário em que o diagnóstico precoce ainda é um desafio no Brasil.


Estiveram na programação do CMG 2025: Angelo Maiolino, Erich de Paula, Melca Maria Barros, Marimilia Pita, Denise Branco Zahr, Teresa Cristina Bortolheiro, Adriana Seber e Dayse Lourenço.