A ABHH participou nesta terça-feira (2) de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças do Sangue.
⠀
O Dr. Jorge Vaz Pinto Neto, hematologista, hemoterapeuta e Diretor de Ações Sociais da ABHH, ressaltou a importância de ampliar a visibilidade das doenças do sangue, incentivar o diagnóstico precoce e fortalecer a rede de cuidados. "As doenças do sangue exigem respostas rápidas. Quanto antes o paciente chega ao hematologista, melhores são os resultados do tratamento.", disse.
A audiência contou com representantes da Associação Médica Brasileira (AMB), da Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES/MS), além de atores importantes como Dr. Florisval Meinão, profissionais da indústria e Dr. Ricardo Bigni, do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Além disso, desempenharam papel fundamental as organizações de pacientes Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), Abrasta (Associação Brasileira de Talassemia), AMEO (Associação da Medula Óssea), IMF (International Myeloma Foundation) Abraphem (Associação Brasileira de Portadores de Hemoglobinopatias), FBH (Federação Brasileira de Hemofilia), Abrafal (Associação Brasileira de Falcêmicos), e Casa Hunter, que levaram a perspectiva direta das pessoas afetadas pelas doenças do sangue e ressaltaram desafios reais enfrentados na atenção e no acesso ao tratamento.
A ABHH segue comprometida com políticas públicas que reduzam desigualdades e garantam cuidado integral para todas as pessoas com doenças do sangue.



