ABHH participa de novo debate na Câmara dos Deputados sobre atenção a doenças hematológicas no SUS
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promoveu, nesta quarta-feira (27), uma audiência pública dedicada à atenção a doenças hematológicas, como as leucemias, no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, solicitada pela deputada Flávia Morais (PDT-GO), a quem a ABHH agradece o empenho em promover este e outros encontros para discutir os desafios enfrentados por pacientes que dependem do sistema público para diagnóstico, monitoramento e acesso a terapias inovadoras.
Entre outros pontos abordados, a limitação de exames essenciais e as dificuldades para início e manutenção do tratamento foram foco das apresentações.
O Diretor de Ações Sociais da ABHH, o médico hematologista Dr. Jorge Vaz ressaltou o papel da instituição no assessoramento técnico a órgãos públicos e reguladores, e reforçou a importância da equidade no acesso. “Não se trata de todos receberem a mesma coisa, mas sim cada um receber aquilo que precisa para que todos tenham as mesmas oportunidades. A ABHH tem atuado junto a comitês técnicos para definir o que é essencial em diagnóstico e tratamento, de modo a orientar políticas públicas que garantam qualidade e integralidade no cuidado”, destacou.
A audiência também contou com a participação de Luana Lima, Head de Políticas Públicas e Advocacy da Abrale/Abrasta e coordenadora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), que ressaltou a relevância da mobilização social em torno do tema. “Manifestações em consultas públicas já se mostraram capazes de reverter decisões desfavoráveis. O Parlamento, a sociedade civil e as associações de especialidade precisam atuar juntos para ampliar o acesso dos pacientes às terapias mais modernas”, afirmou.
O encontro reforçou a necessidade de ações integradas entre gestores públicos, comunidade científica e entidades representativas para reduzir desigualdades entre os sistemas público e suplementar.
Agradecemos também ao Adalberto Romar, à frente da Assessoria Legislativa da ABHH, que igualmente não tem medido esforços para atrair os olhares dos parlamentares em Brasília para projetos e iniciativas em prol do paciente hematológico.