A ABHH reafirma, por meio do HEMO 2025, o compromisso com uma hematologia e hemoterapia pautadas na equidade, diversidade e inclusão. A ciência do sangue é também uma ciência de pessoas, e seu avanço depende da valorização de diferentes trajetórias, experiências e perspectivas que fortalecem a prática médica, a pesquisa e o cuidado ao paciente.
Ao longo de três dos quatro dias de congresso, da quarta à sexta, o tema da Equidade em Saúde estará presente em diversas sessões científicas, aulas e debates, promovendo reflexões sobre como construir um sistema de atenção mais justo e acessível em todas as etapas do cuidado hematológico.
Na quinta-feira, dia 29, o Fórum de Acesso e Equidade na Saúde reunirá especialistas e gestores públicos para discutir desafios e avanços no acesso a tratamentos, incluindo um importante debate sobre Incorporações de Tecnologias no SUS, tema essencial para o fortalecimento das políticas de saúde pública e para a ampliação da oferta terapêutica em hematologia.
Onde será o Fórum de Acesso e Equidade na Saúde?
O Fórum acontecerá na Arena HEMO Talks, que, desde a edição de 2022, é um espaço do congresso voltado a debates paralelos à programação científica, abordando temas estratégicos e institucionais da hematologia. Nele, especialistas, gestores e representantes do setor da saúde discutem assuntos como acesso a tratamentos, inovação tecnológica, políticas públicas e desafios da especialidade. O formato promove diálogo direto entre debatedores e público, incentivando a troca de ideias e a construção de propostas que possam contribuir para o fortalecimento da área.
Neurodiversidade em pauta
Entre os destaques da programação, o congresso contará, pela primeira vez, com uma Sessão Científica sobre Neurodiversidade, que convida à compreensão das múltiplas formas de perceber, aprender e atuar no ambiente científico e profissional. O Dr. Jayr Schmidt Filho, Chefe de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular do A.C.Camargo Cancer Center, fez um convite muito especial a todos. Assista: https://www.instagram.com/p/DPZNICtFelD/
Movimento “Mulheres na Hematologia
E na sexta-feira, o HEMO 2025 celebra o lançamento do movimento “Mulheres na Hematologia”, iniciativa que enaltece o papel feminino no cuidado do sangue e reconhece a contribuição das mulheres em todas as frentes da especialidade: da pesquisa à assistência, da gestão à liderança científica. O intuito da sessão é, além de lançar o movimento, apresentar os achados iniciais sobre o perfil da médica hematologista no Brasil e promover a discussão sobre questões-chave como o assédio, disparidade salarial, liderança, maternidade e mercado de trabalho.
Mais do que uma programação, trata-se de um convite à reflexão e à ação coletiva, para que a hematologia brasileira continue a evoluir sustentada por valores de equidade, representatividade e humanização, fortalecendo o compromisso da ABHH com uma ciência cada vez mais plural e transformadora.



