O Emicizumabe, já oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes de outras faixas etárias, agora recebeu recomendação favorável para incorporação para crianças de 0 a 6 anos com Hemofilia A grave ou com atividade de fator VIII ≤ 2%, sem anticorpos inibidores, conforme decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), durante a 146ª Reunião Ordinária de 4/12/2025, após a Consulta Pública nº 73, realizada em agosto/setembro deste ano.
Esse avanço atende a uma parcela significativa da população: segundo levantamento de 2023, o Brasil registrava cerca de 11.618 pessoas com Hemofilia A, sendo que desse total, 580 tinham até 4 anos de idade e 871 estavam na faixa de 5 a 9 anos, evidenciando o impacto potencial da medida já nos primeiros anos de vida.
De acordo com o governo federal, a ampliação do uso de emicizumabe para essa faixa etária beneficiará cerca de 1.038 crianças com hemofilia infantil em todo o país, número que traduz o alcance nacional da medida e o comprometimento com a garantia de tratamento seguro, eficaz e menos invasivo.
Tal conquista se deve ao empenho e participação da sociedade médica e/ou envolvida com assuntos da saúde do sangue e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que se envolveu diretamente para reforçar a mensagem desta necessidade médica não atendida.
A incorporação representa não apenas uma conquista terapêutica, com substituição de infusões venosas frequentes por administração subcutânea semanal, mas também um importante passo em direção à humanização do cuidado, à redução de complicações e à promoção de melhor qualidade de vida desde a primeira infância.
A ABHH acompanhará, através do seus Comitês de Hemostasia e Trombose e de Hematologia Pediátrica, além do time de Advocacy, para que haja o acesso efetivo ao medicamento e ele chegue aos pacientes, com o cumprimento, por parte da CONITEC, do prazo de 180 dias após a recomendação.
Agradecemos a todos os associados, associações de pacientes e instituições de saúde que participaram da consulta pública e se dedicaram a tornar essa conquista possível.



