No Dia Internacional da Talassemia, lembrado em 8 de maio, a ABHH lançou uma nova série especial de conteúdos em vídeo para ampliar a conscientização e o conhecimento sobre esta doença genética hereditária.
Em 2025, a ABHH publicou o primeiro consenso brasileiro sobre a doença.
Clique aqui para acessar o consenso
🩸No primeiro episódio da série, a Dra. Sandra Loggetto, uma das coordenadoras do trabalho publicado pela ABHH, reforçou a importância do debate e atualização científica sobre a doença. Apesar de a talassemia ter maior incidência na região do Mediterrâneo e Ásia, há brasileiros que convivem com a doença do sangue, que é considerada rara.
🩸O Dr. Breno Luis, do Hemocentro da Paraíba e do Complexo Pediátrico Arlinda Marques, explicou o que é a talassemia, que se caracteriza como uma doença hereditária e se divide em dois tipos: alfa e beta.
🩸A Dra. Viviane Pessoa comenta sobre as talassemias que são dependentes de transfusão e as que não são dependentes de transfusão. A dependência ou não de transfusão depende de diversos fatores, que você pode conhecer assistindo ao vídeo.
🩸O Dr. Edis Belini Junior, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, explicou sobre diagnóstico de talassemia, sendo o primeiro passo entender o histórico do paciente. A triagem neonatal também é um método eficaz. Confira mais detalhes no vídeo.
🩸De volta à série, a Dra. Sandra Loggetto explicou sobre o manejo das transfusões na talassemia dependente. A indicação pela periodicidade do procedimento é individualizada, variando de caso a caso.
🩸A Dra. Ana Cristina Silva Pinto, do Hemocentro de Ribeirão Preto, falou sobre quelação de ferro na talassemia dependente de transfusão e na talassemia não dependente de transfusão.
🩸A Dra. Mônica Verissimo, também coordenadora do Consenso de Talassemia da ABHH, comentou na série especial sobre as novas terapias para as talassemias, com detalhes sobre estudos em andamento.
🩸O Dr Luiz Guilherme Darrigo Junior, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto / USP, abordou sobre as terapias curativas para a Talassemia, incluindo o transplante de medula óssea.
🩸No penúltimo episódio da série, o Dr. Aderson Araújo comentou sobre o envelhecimento com a Talassemia. Segundo o especialista, devido aos tratamentos disponível, é possível viver bem com a doença.
🩸A Dra. Mônica Verissimo encerrou a série especial sobre talassemia abordando o cenário do acesso ao tratamento no Brasil e sobre um PDCT em atualização para terapia quelante.
Apoio educacional:
