Está em andamento, até o dia 19/01, a consulta pública nº 103 da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC), que avalia a incorporação do medicamento luspatercepte para o tratamento de pacientes com anemia causada pela beta-talassemia com dependência transfusional.
A Conitec convida pacientes, familiares, profissionais de saúde e toda a sociedade a participarem desse processo e contribuírem com suas opiniões e conhecimento.
A participação social é essencial para que decisões em saúde pública reflitam as necessidades reais da população.
Clique aqui para participar da consulta pública
A sua participação, com dados de qualidade e informações pertinentes, pode fazer a diferença nessa análise!
Data limite para participar: 19 de janeiro, segunda-feira.
Como participar:
- Acesse a Consulta Pública nº 103 pelo link acima e faça login no site gov.br;
- Você será direcionado(a) para a plataforma Brasil Participativo;
- Preencha o formulário com os dados solicitados e tenha atenção às regras para anexar documentos;
- No item 11 do formulário você poderá opinar se é a favor da incorporação.
Sobre a beta-talassemia:
A beta-talassemia é condição genética ultrarrara no Brasil que compromete a produção de hemoglobina, exigindo transfusões regulares de sangue devido a anemia grave, com o objetivo de se manter a vida. Essa dependência transfusional está associada a impactos sociais e econômicos aos pacientes, e com o tempo, podem causar diversas complicações, incluindo sobrecarga de ferro, comprometendo ainda mais a qualidade de vida dos pacientes.1,2
Luspatercepte é um agente modificador da eritropoiese utilizado no tratamento de pessoas com beta-talassemia. Seu mecanismo de ação está relacionado ao aumento da produção de hemácias e à diminuição da necessidade de transfusões.3,4
Referências:
1. Sheth S, Taher AT, Coates TD, et al. Management of luspatercept therapy in patients with transfusion-dependent β-thalassaemia. Br J Haematol. 2023; 201(5):824-831.
2. Resolução CNS nº 563, de 10 de novembro de 2017. In: Saúde. CNd, ed. Diário Oficial da União: Brasil, Ministério da Saúde; 2017.
3. Cappellini MD, Viprakasit V, Georgiev P, et al. Long-term e cacy and safety of luspatercept for the treatment of anaemia in patients with transfusion-dependent β-thalassaemia (BELIEVE): final results from a phase 3 randomised trial. Lancet Haematol. 2025 Mar;12(3):e180-e189.
4. Bula de luspatercepte.

Endosso científico: ABHH


.jpg)
