Residência Multiprofissional em atenção ao câncer - ênfase em oncohematologia, pelo HEMOAM

Hemoam terá 1ª Residência Multiprofissional em Atenção em oncologia da Região Norte

Hemoam terá 1ª Residência Multiprofissional em Atenção em oncologia da Região Norte

Serão 10 vagas para quatro diferentes áreas e com bolsas de R$4 mil_

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) anuncia a 1ª Residência Multiprofissional em Atenção à oncologia, com ênfase em onco-hematologia, um marco histórico para a formação em saúde especializada e para o fortalecimento da assistência hematológica na região Norte.

O programa será desenvolvido no Hemoam e representa um avanço significativo na qualificação de profissionais da saúde, com foco na atuação multiprofissional e no cuidado integral ao paciente onco-hematológico.

O edital de seleção está previsto para ser lançado até o final de janeiro, e a primeira turma iniciará as atividades ainda no primeiro semestre deste ano.

“Estamos dando um passo acadêmico importante para a formação de mão de obra especializada no tratamento de pessoas com câncer no sangue. Atualmente, a região norte é muito carente desses profissionais e nós estamos muito contentes em ajudar a mudar essa realidade”, disse Socorro Sampaio, que é médica hematologista e diretora-presidente do Hemoam.  

A iniciativa é coordenada pela Comissão de Residência Multiprofissional e Residência em Área Profissional da Saúde (COREMU) do Hemoam, instituída pela Portaria nº 0073, de 20 de maio de 2022, e regulamentada por regimento próprio, normas internas e legislações vigentes.

A COREMU submeteu o Programa de Residência Multiprofissional à avaliação do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), obtendo aprovação em editais públicos para credenciamento e concessão de bolsas.

Para a primeira turma, foram aprovadas 10 bolsas de auxílio financeiro, no valor individual de R$ 4.106,09. As vagas serão distribuídas entre as áreas de Enfermagem (4 vagas) Biomedicina (2 vagas), Farmácia (2 vagas) e Odontologia (2 vagas), totalizando 10 vagas.

Com a implantação da residência, o Hemoam consolida-se como referência regional não apenas na assistência, mas também na formação de recursos humanos altamente capacitados, contribuindo para o desenvolvimento científico, técnico e social da Região Norte.